19/05/1927 – Início do Campeonato Paulista de Bola ao Cesto da FPBC


Compartilhe no orkut


Em 1927 havia duas entidades que organizavam os campeonatos de basquete na cidade de São Paulo: A Liga Amadora de Bola ao Cesto e a Federação Paulista de Bola ao Cesto (atual Federação Paulista de Basquete). Competiam entre si, basicamente, por prestígio e legitimidade para se tornar a principal entidade do esporte na cidade. Mas, sinceramente não sei se houve entre as duas entidades uma disputa como a ocorrida no futebol entre a APEA (Associação Paulista de Esportes Atléticos) e a LAF (Liga Amadora de Futebol), durante a década de 1920. A APEA, principal organizadora dos campeonatos paulistas entre 1913 e 1936, passou a defender a profissionalização do futebol (entre outras coisas, o direito dos atletas receberem salário) e contava com times como o Coringão e o Palestra Itália. Enquanto a LAF, apoiado por Paulistano, Germânia e Athlética, pregava o amadorismo e o elitismo no futebol, chegando a organizar um campeonato paralelo entre 1926 e 1929. Vou ficar de olho.

Havia praticamente dois “campeonatos paulistas” de bola ao cesto ocorrendo simultaneamente, um organizado pela Liga e o outro organizado pela Federação, com times diferentes em cada torneio.

O campeonato organizado pela Federação Paulista de 1927 continha as seguintes equipes:
  • C.A. Ypiranga
  • A. Portugueza de Esportes
  • C.A. Americano
  • Palestra Itália
  • Club Espéria
E teve início dia 19/05/1927, com o jogo entre Palestra Itália e Portugueza, ocorrido na quadra do Clube Espéria. 

O nosso querido Corinthians ainda estava a dois meses de se filiar à Federação, por isso não participou deste campeonato.


Para terminar, a sífilis devia estar na moda em 1927:
Tem sífilis? Elixir do Nogueira é a solução! - Revista Fonfon, 06, 1927